A terça-feira começou com frio intenso em Soledade. Conforme o observador meteorológico Paulo Henrique Pinheiro, o Município registrou 0,8°C na estação do INMET, uma das menores temperaturas do Brasil entre as estações da rede nesta manhã.
A forte massa de ar polar segue atuando sobre a região. Durante a madrugada, o vento minuano aumentou ainda mais a sensação de frio, com registros estimados entre -4°C e -6°C, deixando a cidade próxima das condições necessárias para a ocorrência de geada negra.
As menores temperaturas registradas nas estações locais chegaram a -1,5°C em Santa Luzia, enquanto diversos pontos do interior ficaram próximos ou abaixo de 1°C.
O pico da onda de frio ainda está por vir. As próximas madrugadas e amanheceres devem ser ainda mais gelados, com previsão de temperaturas entre -3°C e -6°C, especialmente em áreas de baixadas e fundos de vales do Alto da Serra do Botucaraí.
Mesmo durante as tardes, o frio deverá persistir, mantendo temperaturas baixas e preparando o cenário para novas noites congelantes.
Entre quarta, quinta e sexta-feira, as condições seguem favoráveis para a formação de geadas fortes a severas em toda a região. Agricultores e produtores rurais devem redobrar a atenção com culturas mais sensíveis às baixas temperaturas.
Também é importante reforçar os cuidados com idosos, crianças e animais, garantindo proteção adequada diante do frio intenso.
A situação segue sendo monitorada, e novas atualizações serão divulgadas conforme a evolução desta onda polar.



