Tendo por local o Auditório da Cotrijal, em Soledade, aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 13 de junho, o primeiro encontro do Programa PISA (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários), para início de uma segunda edição que contará com cerca de 30 proprietários do ramo, da região (cinco de São José do Herval, três de Ibirapuitã e os demais de Soledade). Nesta oportunidade estiveram presentes os representantes do Sicredi Botucaraí RS/MG, Sebrae, Cotrijal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Soledade/Mormaço e Emater, que formam uma grande parceria que busca uma produção sustentável baseada na otimização do uso de recursos naturais para bovinocultura de leite.
O presidente do Sicredi Botucaraí RS/MG Carlos Rogério Matuella fez a abertura do evento, quando saudou os presentes e destacou a importância da realização deste projeto, bem como os parceiros para que o mesmo venha obter o êxito esperado.
Na sequência o doutor em Zootecnia Paulo Cesar Faccio Carvalho da UFRGS fez a sensibilização e mostrou a proposta do Programa PISA, quando destacou estar acompanhando o programa à 15 anos, tendo este chegado a 139 municípios e alcançando 1.940 produtores. Para o professor aqui o PISA é especial e diferente dos outros locais, pois além de pessoas existem instituições envolvidas. Doutor Paulo faz parte de um grupo de estudos a cerca de 30 anos que atua para auxiliar o produtor. Citou exemplo de várias propriedades que sofreram grande transformação. O programa lembrou ele, tem por objetivo a reorganização e aperfeiçoamento da produção, baixando o custo e aumentando a produtividade. Será um caminho de 4 anos, sem custos para os participantes do programa.
O Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Botucaraí RS/MG, Elmar Kulmann, disse ser esta a grande oportunidade dos produtores. Tudo vai acontecer de forma natural. São orientações da atividade que está sendo feita. Lembrou ainda que todos os que já participaram do PISA estão ganhando mais dinheiro.
As 30 propriedades envolvidas no projeto, terão os profissionais Emanuel Schneider e Radael Shonds como orientadores. Já as ações do PISA são:
1- Palestra de sensibilização (hoje ocorrida);
2- Visita a propriedade para diagnóstico do plano de produção;
3- Acompanhamento com 6 visitas ao ano de orientação;
4- Quatro encontros técnicos;
5- Encontro de encerramento do ano;
Possibilidade de encontros conforme necessida