A prefeita de Soledade Marida Borges Corbelini e o diretor do Campus UPF Soledade Idioney Oliveira Vieira se reuniram com a imprensa em Soledade na manhã desta sexta-feira, para esclarecer o que chamaram de especulação a saída do Centro Tecnológico de Soledade. Não existe proposta para tirar o Centro Tecnológico de Soledade, uma conquista que teve início em maio de 2005 com a assinatura do convênio entre a União (por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia), a Prefeitura Municipal de Soledade e a Universidade de Passo Fundo (UPF). A implantação da sede em Soledade – RS ocorreu em 2006.
O CT tem como objetivos a qualificação profissional, a pesquisa científica e tecnológica e a transferência de tecnologia agregada à prestação de serviços. O Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul – Sede Administrativa – é mantido pela Universidade de Passo Fundo, Prefeitura Municipal de Soledade e o Sindipedras (Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração, Lapidação, Transformação e Beneficiamento de Pedras Preciosas do Estado do Rio Grande do Sul), através de um Termo de Cooperação. Esse termo define as condições para manutenção, coordenação, utilização e realização de atividades no CTPGJRS, inclusive a coordenação e administração pela Universidade de Passo Fundo.
Segundo informações passadas nesta coletiva, o que está ocorrendo desde o mês de outubro do ano passado, são encontros para discutir um melhor aproveitamento do CT, inclusive na época um encontro com a Associação dos Pequenos Pedristas para que estes apresentassem sugestões de projetos a serem desenvolvidos. A partir de então as discussões internas seguiram, o que é muito natural para quem busca o desenvolvimento.
Esta semana ocorreu uma reunião com a presença da reitora da UPF professora Dra. Bernadete Dalmolin, quando se discutiu a necessidade deste incremento no aproveitamento do CT, já que o mesmo possui equipamentos de última geração. Um novo encontro deverá ocorrer em breve para conhecer o Parque Tecnológico em Passo Fundo.
A missão do CT é pesquisar, desenvolver e transferir tecnologia para o setor de Pedras, Gemas e Joias que primem inovação, sustentabilidade e inclusão social; atuar como promotor do desenvolvimento da cadeia produtiva; e formação de recursos humanos como agentes de transformação.
No que se refere a recursos humanos o diretor da UPF Soledade Idioney disse que hoje temos um profissional na área de prestação de serviços e muitos pesquisadores. Para ele o que vai transformar o CT é a inovação, precisamos operacionalizar e estamos rediscutindo o que é melhor.
Ao finalizar a prefeita Marilda disse: “Nós queremos mais trabalho, parceria e recursos.”



