As fortes chuvas e rajadas de vento previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para áreas do Rio Grande do Sul se confirmaram ao longo da madrugada e manhã deste domingo (21). Ao todo, 21 pessoas estão fora de suas residências, nas cidades de Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Soledade em razão das tormentas.
Pelo menos 19 municípios reportaram danos à Defesa Civil do Estado. Os maiores volumes de chuva foram registrados nas cidades de Sobradinho, com 125.7 milímetros; Bom Retiro do Sul, 118 milímetros; e Ibarama, que totalizou 109.2 milímetros.
Já as rajadas de vento mais fortes no Estado aconteceram nos municípios de Soledade, com 98 quilômetros por hora; Quaraí, que registrou 86 quilômetros por hora; e Dois Vizinhos, onde os ventos chegaram a 80 quilômetros por hora.
Cidades afetadas
1-AGUDO: transbordamento de arroios, ocasionando destruição de acessos provisórios construídos após os eventos de 2024. Comunidades de Nova Boêmia, Linha Boêmia e toda a região norte do município tiveram seus acessos severamente prejudicados.
2- ALEGRETE: dano em telhado de uma residência.
3- ARROIO DO TIGRE: estragos em galpões e lavouras em localidades do interior de Arroio do Tigre, Taboãozinho, Sítio e Coloninha.
4- ARROIO GRANDE: quedas de árvores próximo ao parque de eventos, duas árvores caídas na via entre Arroio Grande e Herval, postes de luz caídos, além de danos em telhados e em carros.
5- GENTIL: danos em um telhado e queda da árvore em uma residência.
6- GUAPORÉ: dano em telhados de três residências, e uma rede de alta tensão foi danificada com a queda de uma árvore. Foi realizada a distribuição de lonas e o isolamento da rede de alta tensão, e a concessionária de energia já foi acionada para intervenção.
7- IVORÁ: transbordamento de córregos, deixando as comunidades de Linha Um, Linha Simonetti, Derrubada, Cafundó e Barreiro temporariamente isoladas.
8- MAÇAMBARÁ: danos em telhados de três residências.
9- MARAU: queda de árvore em uma residência e danos em telhados em outras duas residências. Foi providenciada a retirada da árvore e a cobertura das casas com lonas.
10- PEJUÇARA: dano em telhado de uma residência.
11- Santa Cruz do Sul: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar atuaram na retirada de pessoas em locais de risco.
12- SANTA MARIA: alagamentos em residências nos bairros Lídia, Parque Pinheiro Machado e Santa Marta, e alagamento por problemas de infiltração em cobertura na Unidade de Pronto Atendimento, molhando rede elétrica e equipamentos das salas de Emergência e Raio X. Serviço mantém atendimento com realocação.
13- SANTO ÂNGELO: queda de árvore em uma residência, com entrega de lona para a família atingida.
14- SEGREDO: danos em telhados de residências. Entrega de lonas está sendo providenciada.
15- SOLEDADE: danos em telhados de 15 residências. Lonas foram entregues aos atingidos, bem como o cadastro para aquisição de telhas.
16- TAPEJARA: período de ausência de energia elétrica pela manhã de domingo e danos em telhados de três residências, com entrega de lonas para os atingidos.
17- TRAMANDAÍ: informa danos em telhados de quatro residências. Lonas foram entregues aos atingidos.
18- URUGUAIANA: informa queda de árvore sobre garagem e galhos caídos na área urbana da cidade.
19- VANINI: informa danos em telhados de 17 residências. Lonas foram entregues aos atingidos.
O Inmet mantém em vigor, inclusive, avisos de tempo severo para áreas nos três Estados do Sul para esta segunda-feira (22). As chuvas fortes persistem em Santa Catarina e no Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul a precipitação se concentra no Norte do Estado.
Na terça (23), a previsão do Inmet é que a massa de ar frio associada à frente fria deve provocar queda de temperatura em toda a região Sul, incluindo geada em algumas cidades já na quarta-feira (24).
Fonte - Jornal O Sul
Foto- Tiua Rádio Cristal