News
O Centro de AVC do Hospital de Clínicas conquistou a certificação internacional Angels Award Gold Status.

O coordenador médico da unidade, o médico neurologista Dr. Daniel Varela e a enfermeira responsável Sandra Biasuz foram recebidos pela direção do HCPF para a entrega oficial do certificado.

O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que, além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais, também incentiva o monitoramento de indicadores e a qualificação do atendimento nos hospitais.

“Receber o reconhecimento de Gold Status é muito mais do que uma conquista técnica: é a confirmação de que o trabalho diário de toda a equipe da Unidade de AVC tem transformado vidas. Esse selo representa excelência no cuidado, rapidez no atendimento e, sobretudo, esperança para os pacientes e suas famílias. Para nós, como centro de referência em AVC, é um marco que nos motiva a continuar avançando, buscando sempre o melhor em ciência, estrutura e acolhimento humano.” pontuou o médico neurologista Dr. Daniel Lima Varela.

Habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro de Atendimento de Urgência Tipo III aos Pacientes com AVC, o Hospital de Clínicas conta com equipe interdisciplinar especializada e estrutura de atendimento e reabilitação do paciente.

Os dados dos atendimentos são alimentados em uma plataforma específica que avalia a qualidade da assistência ao AVC em diversos hospitais cadastrados no mundo. A partir da avaliação dos dados de 2024, a Unidade de AVC do HCPF conquistou o reconhecimento internacional. “A plataforma RES-Q, um Registro de Qualidade de Cuidados de AVC desenvolvido pela Organização Europeia de AVC, tem se mostrado essencial para monitorar e aprimorar a qualidade dos cuidados prestados a pacientes acometidos por essa condição. Neste contexto, o Centro de AVC do Hospital de Clínicas de Passo Fundo foi reconhecido com o prestigiado título GOLD no WSO Angels Initiative Award, uma premiação que celebra o compromisso com a excelência no atendimento a vítimas de AVC.” destacou a enfermeira Sandra Biasuz.

O protocolo institucional envolve diversas áreas multiprofissionais para avaliação e tratamento dos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e visa a rápida identificação dos sinais de alerta para um AVC, buscando agilidade no processo de investigação diagnóstica para o início das medidas terapêuticas e reabilitação.

“Cada vida salva, cada sequela evitada, cada família reconstituída dá sentido a este reconhecimento. Ele é, ao mesmo tempo, um prêmio pelo que já foi feito e um compromisso com tudo o que ainda temos a realizar.” complementou Dr. Daniel Varela.

Fonte/foto- Hospital de Clínicas de Passo Fundo



Galeria de Imagens
Destaques