Trabalhadores nascidos no mês de setembro poderão solicitar a partir da próxima quinta-feira (1º) o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A modalidade permite que os brasileiros resgatem anualmente uma parte do saldo que possuem nas contas do FGTS.
Como o saque-aniversário é uma modalidade opcional, é preciso que o trabalhador realize a solicitação do saque entre o primeiro e o último dia útil do mês de nascimento. A solicitação deve ser feita a partir do aplicativo FGTS, disponível para celulares Android e iOS.
É importante que o trabalhador interessado em aderir ao saque-aniversário se atente a data de solicitação, pois, quem aderir à modalidade fora do mês de aniversário, terá direito ao resgate dos valores, somente no próximo ano, no mês de aniversário.
Qual valor vou receber?
O valor que cada trabalhador poderá receber está atribuído a uma tabela que possuí sete faixas de saldo, onde, quanto maior o saldo, menor a porcentagem disponível de resgate. Contudo, além dessa porcentagem, o trabalhador também recebe um adicional.
Como aderir ao saque-aniversário
O trabalhador que quiser optar pelo saque-aniversário deverá realizar a adesão pelo aplicativo do FGTS disponível para celular Android ou iOS ou pelo site fgts.caixa.gov.br.
Ao acessar a plataforma, o trabalhador deverá clicar em “Meu FGTS”, em seguida clicar na aba “Saque-Aniversário”. Dessa maneira o trabalhador deverá ler e concordar com os termos e condições e clicar em “Aderir ao saque aniversário”.
Com base no seu atual saldo, o sistema permitirá que você faça uma simulação de quanto irá receber pelo saque-aniversário em 2020.
Lembre-se, o trabalhador que venha aderir ao saque-aniversário perde direito ao saque-rescisão que é o direito de sacar o FGTS quando é demitido sem justa causa.
Fonte Rede Jornal Contábil



