O município de Mormaço realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “ Plano Municipal de Saúde: Desafios, Propostas e Perspectivas relacionadas a Pandemia da Covid-19”. O evento foi realizado no Pavilhão da Comunidade Católica. O ato de abertura conduzido pela coordenadora geral da conferência Luana Castro, Assistente Social, teve a participação de diversas autoridades constituídas do município. A secretaria Municipal de Saúde, tem a frente a secretária Sandra Koenig Knopf e adjunta Márcia Passo Scheer.
PRONUNCIAMENTOS
Prefeito Rodrigo Trindade, ao se manifestar deu as boas vindas aos presentes, tecendo comentários sobre a Covid-19, o qual também teve uma experiência conhecendo os efeitos da doença.
Presidente da Câmara de Vereadores Sílvio Sanderson, agradeceu ao convite e parabenizou o trabalho realizado pela secretária Sandra a frente da pasta da saúde, colocando o legislativo a disposição para contribuir com o que for necessário.
Vice-presidente do Conselho de Saúde, Caroline Zanin Dipp, ao cumprimentar os presentes desejou uma boa conferência, e que todos pudessem aproveitar o máximo já que o tema é importantíssimo.
Secretária de Saúde Sandra Koenig Knopf, destacou que dado ao momento de pandemia vivido foi preciso fazer uma conferência pequena, mas com segurança. Lembrou que a saúde depende dos médicos, mas está ligada ao psicológico e a religiosidade. Também agradeceu ao prefeito Rodrigo pelo apoio que tem dado a secretaria. Destacou ainda a equipe que se envolveu na organização do evento.
Padre Adão Meger- Falou sobre a espiritualidade na superação das doenças. A fé supera adversidades. Citou o texto Bíblico Mateus 9:18-22, que diz:
“Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.
E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos.
E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa;
Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã.
E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.”
REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA
Após a abertura do evento a senhora Juliana Machado efetuou a leitura do Regimento Interno da Conferência aos presentes com detalhes sobre: definição, objetivos, temário, organização, participação, realização, plenária final e disposições em geral.
DR. JORGE PALESTROU SOBRE COVID-19
O Médico Jorge Eli Theisen, esteve presente na conferência quando falou sobre a Covid-19. Destacou a perda de milhões de vidas mundo a fora. Contou que em férias com sua família chamou a atenção as notícias vindas da China sobre uma infecção viral. Mais tarde ele, mesmo tomando todos os cuidados teve febre e positivou, no terceiro dia as complicações apareceram então foi para Passo Fundo. Passou dias difíceis, perdeu 14 kg em 11dias, sua esposa também pegou a doença.
Declarou que não existe outra maneira para sair da pandemia se não for através da vacinação. O vírus veio e anualmente precisaremos tomar vacina. Precisamos seguir nos cuidando com o distanciamento, uso de máscara e higienização.
No que se refere as consequências da doença no organismo disse que as sequelas são as mais variadas: perda dos movimentos das pernas, dores no corpo, depressão alterações intestinais, alterações psicológicas, reação suicida.
Sobre o tratamento admitiu que existem alguns bons medicamentos, porém as discussões no campo político trazem dúvidas a população, porém a ivermectina tem grande eficácia.
DESAFIOS, PROPOSTAS E PERSPECTIVAS RELACIONADAS AO COVID- 19
A psicóloga Fernanda Fabris, leu aos presentes um texto sobre o tema, onde destacou ser uma doença respiratória aguda, causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, potencialmente grave, com elevado nível de transmissão pelo mundo. Foi descoberto em pacientes, com pneumonia de causas desconhecidas na cidade de Wuhan na China em dezembro de 2019. Ainda detalhou sobre: transmissão, período de incubação e letalidade. Devido a alta capacidade de transmissão é seguro informar que uma hora ou outra a maioria da população terá contato com o vírus, e medidas individuais e coletivas sejam adotadas pela população para controlar a epidemia.
DEBATES FINAIS E SUGESTÕES DOS GRUPOS
Por fim, os participantes da conferência se divididos em 4 grupos onde discutiram os temas propostos a fim de elaborar objetivo geral, diretrizes e metas para constar no planejamento municipal de saúde. Os debates ocorreram nas ações no âmbito da saúde, escolas, domicílios e no ambiente público. O resultado dos debates e as ações propostas para o enfrentamento do vírus elencadas durante o evento agora passam para uma nova fase de debates com vista a integrarem o Plano Plurianual de Saúde de 2022 à 2025.
Texto e Fotos- Portal Se Liga Ai RS e Jornal A Notícia