A Câmara Municipal de Vereadores de Mormaço, realizou a 5ª Audiência Pública de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo por local o Salão da Comunidade Católica. O evento reuniu estudantes das escolas: E.E. Joaquim Gonçalves Ledo, EMEF José Rodrigues Cardoso e EMEF Antônio de Godoy Bueno, além de vereadores e assessores, prefeito e vice, secretários municipais, e representantes de entidades civis e religiosas e a imprensa.
Como é do conhecimento de todos, no mês de maio anualmente acontecem ações com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, sendo que o dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Falar sobre este assunto, para as crianças e adolescentes está no calendário anual do legislativo, depois que tivemos casos no município de Mormaço de grande repercussão. A proposta lá no princípio foi do vereador Edson Schroeder, preocupado em alertar os pais e chamar a atenção das crianças para que não fossem vítimas desses ataques.
Foram responsáveis em passar orientações as crianças e adolescentes os seguintes profissionais:
Felipe Souza da Silva- OAB Subseção Soledade
Felipe Borges de Oliveira- Presidente da Comissão de Prerrogativas
Marly dos Santos Albano- Pres. Comissão da Criança e Adolescente
Helana Tams Batezini- Psicóloga especialista em saúde pública
Márcia Veiga- Presidente do Conselho Tutelar de Mormaço.
Ao fazer uma avaliação do encontro a presidente da Câmara de vereadores Sônia Mara Kuhn, se mostrou satisfeita pela participação da comunidade escolar, destacando a preocupação e responsabilidade do legislativo no tocante ao esclarecimento e proteção de todos. Aproveitou pra agradecer a presença dos alunos, diretores, professores, servidores das escolas, pais, vereadores, autoridades, assessor jurídico da câmara Olavo Moraes, e assessoras Laís e Larissa, e a imprensa.
Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie! Disque 100 ou acesse www.gov.br/pf