A comunidade do Passo dos Loureiros, Soledade, se uniu e por conta própria encontrou uma solução provisória para os problemas causados pela recente enchente na cabeceira da ponte que dá acesso sua localidade e do Rincão do Bugre. A passagem de veículos estava interditada desde o dia 1º de maio.
O grupo de moradores liderado pelo agricultor Lindomar Ottoni, decidiu agir depois de conversa com as famílias das crianças que estavam sem ir para a escola. “Nós encaminhamos uma solicitação para a prefeitura realizar a obra, mas isto não aconteceu. A resposta que nos deram é que havia a necessidade do aval da Defesa Civil para realização desta obra.”
De acordo com Lindomar, em torno de 30 pessoas ajudaram no conserto da ponte, que ficou pronta em aproximadamente quatro horas de trabalho. “Nós iniciamos a obra perto das 8h e terminamos perto do meio-dia. Utilizamos na obra os nossos maquinários: foi preciso oito tratores, uma retroescavadeira, além de terra, madeira e pedra”, explicou.
O QUE DIZ O EXECUTIVO DE SOLEDADE
A administração municipal no final da tarde desta quarta-feira, divulgou no grupo de whatsApp da imprensa uma nota técnica, onde dentre as considerações constam:
- A administração municipal, através da Secretaria de Obras, tem trabalhado incansavelmente para solução imediata dos problemas, porém a demanda é grande e para cada dano ocorrido é necessário um estudo técnico que busque evitar perigo à comunidade.
- As obras de engenharia precisam ser dimensionadas de acordo com cada necessidade, a Engenheira Civil da Prefeitura de Soledade, Priscila Gonçalves, destacou que a solução trazida pelos moradores é paliativa, visto que com as chuvas há probabilidade de erosão da terra depositada, provocando o afundamento das estacas de madeira colocadas pelos moradores.
- Baseando-se nos índices pluviométricos há risco iminente de deslizamento do aterro, entre outros graves problemas estruturais que podem ocorrer, causando perigo para quem lá trafegar.
- A municipalidade prima pela segurança de todos e pede para que, momentaneamente, não haja tráfego naquele local.
Foto: Lindomar Ottoni
Fonte- A Tua Rádio
Adaptação- Jacques Moraes