Por solicitação da deputada Patrícia Alba (MDB), A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais aprovou requerimento para realização de audiência pública para discutir a efetivação do Plano Nacional de Fertilizantes (Decreto nº 10.991) e a ameaça de falta de insumos para o plantio da safra 2022/2023, diante do conflito entre Rússia e Ucrânia.
A decisão foi tomada durante a reunião ordinária do Colegiado, realizada nesta semana. O encontro foi comandado pelo deputado Issur Koch (PP), presidente do órgão técnico.
Insumos
A deputada justificou seu pedido lembrando que o Brasil importa cerca de 80% de insumos que utiliza na produção de grãos e a Rússia é o principal país exportador do Brasil. Ela sustentou que o agronegócio é a essência do setor produtivo e a chave para a retomada do desenvolvimento do Rio Grande do Sul (RS). Patrícia Alba afirmou que medidas que garantam a importação, revisão tarifária e o cumprimento de acordos internacionais são necessários. "A crise global de fertilizantes e a conjuntura internacional, permeada pelo impasse do conflito russo/ucraniano, não é um problema com solução de curto prazo, por isso o parlamento gaúcho deve estar a frente do debate", defendeu.
Vice-presidência
A deputada Fran Somensi (Republicanos) informou sua renúncia da vice-presidência do Colegiado para presidir a Comissão Especial para tratar da Regulação dos Leitos e dos Serviços de Saúde no Rio Grande do Sul
Presenças
Participaram da reunião as deputadas Franciane Bayer (Republicanos), Fran Somensi (Republicanos) e Patrícia Alba (MDB) e os deputados Fernando Marroni (PT), Gilberto Capoani (MDB), Issur Koch (PP), presidente, Luiz Fernando Mainardi (PT) e Pepe Vargas (PT).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.



