Os motoristas que não quitaram o IPVA 2022 podem obter os descontos máximos de 10% pela antecipação e até 30% no somatório até o dia 31 de janeiro. Isso porque seguem validos os incentivos do Estado pela antecipação do imposto em 10% para o pagamento até 31 de janeiro, além de outros até 15% se o motorista não tiver multas por três anos e também o desconto de até 5% para quem tiver mais de 150 notas fiscais cadastradas no CPF. A partir de fevereiro o desconto por antecipação diminuiu para 6%, com data limite de pagamento em 25 de fevereiro e 3% se pagar até o dia 31 de março. Os descontos por não ter multa e pela nota fiscal seguem valendo nestes prazos também.
Para este ano também o Estado dobrou o tempo de parcelamento do IPVA. O proprietário vai poder pagar o imposto em até seis parcelas. O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31 de janeiro. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 10%, 6% e 3% respectivamente. Mas atenção, para fazer o parcelamento, é obrigatório que o pagamento inicie neste mês de janeiro.
Importante destacar que, para ter o veículo licenciado, é preciso pagar o IPVA e também a Taxa de Licenciamento, que está na faixa dos R$ 86 por veículo. Esta taxa é referente ao documento digital 2022. Este documento deve ser baixado no aplicativo ou impresso em papel comum. Porém, há atraso na liberação deste arquivo desde o final de dezembro e o Detran informou que a situação será normalizada no decorrer dos próximos dias. Quem não quiser pagar a taxa de licenciamento agora tem o prazo normal de validade, que se estende até o início do segundo semestre. No entanto, o IPVA por final de placa vence todo dentro do mês de abril.
Fonte- Rádio Uirapuru



