A agricultura é indispensável para alimentação humana e a sua relação com a questão ambiental e florestal sempre foi amplamente discutida. A importância dessa atividade vai muito além de fatores econômicos para produtores regionais, pois hoje boa parte do mundo depende da produção gaúcha e brasileira para se alimentar.
Neste contexto a atividade no campo evoluiu muito nos últimos anos, focando em aumentar produção em áreas já plantadas, exigindo menos espaço e trazendo mais alimentos. Um dos pontos discutidos quando se fala em meio ambiente é o impacto da pecuária em florestas e meio ambiente geral. Este assunto foi debatido na Expodireto Cotrijal no 14º Fórum Florestal do RS.
A Uirapuru acompanhou mais este evento ao vivo e conversou com o engenheiro agrônomo da Emater, Ilvandro Barreto de Mello. Conforme ele é preciso destacar que a pecuária foi a atividade agrícola pioneira no Rio Grande do Sul e dela vem o alimento indispensável. No entanto, o Forum trouxe um debate sobre como a pecuária está minimizando os impactos do sistema de produção alimentar. Hoje a tecnologia possibilita produzir carne e leite com baixíssimo impacto ambiental, revertendo a ideia de que a pecuária é um malefício ao meio ambiente.
Fonte- Rádio Uirapuru



