Os integrantes do MDB, Movimento Democrático Brasileiro de Soledade estiveram reunidos na noite desta quarta-feira, dia 26 de junho, no plenário David Líbero Gheller da Câmara de Vereadores. O presidente Marcelo Calegari foi quem dirigiu os trabalhos. Inicialmente aconteceu a substituição de integrantes do diretório municipal, já que muitos nomes por algum motivo não estão mais no partido. Em ato contínuo aconteceu a apresentação de pré-candidatos a vereança nas eleições deste ano. Após tivemos espaço aberto para que o ex-prefeito de dois mandatos, Paulo Ricardo Cattaneo se manifestasse. Depois de um ampla explanação sobre sua caminhada e a história do MDB em Soledade Cattaneo se declarou pré-candidato a prefeito de Soledade, e sua disposição de estar nas convenções municipais com o objetivo de ser indicado pelo diretório para concorrer no pleito de seis de outubro e buscar o seu retorno a administração do paço Municipal. Cattaneo disse que isso se deve aos vários pedidos não só de partidários, mas também de empresários e outras pessoas de nossa comunidade. O ex-prefeito disse que segundo pesquisas ele não leva vantagens sobre os oponentes em poucos locais do município, e por isso se coloca a disposição em nome da permanência do MDB na administração de Soledade.
Na sequência a atual prefeita Marilda Borges Corbellini, usou da palavra para relatar a sua trajetória no MDB, onde desempenhou as funções de secretária de indústria e comércio, depois vice-prefeita e agora no comando do município. Sobre pesquisas disse possuir várias em que indicam vitória sobre os oponentes em todas elas. Marilda reafirmou sua pré-candidatura a prefeita nas convenções que ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto.
Diante deste quadro caberá aos 45 integrantes do diretório municipal fazer a escolha na convenção de quem será o candidato do MDB a prefeito. Cabe destacar que o partido já tem acerto com os Progressistas que irão indicar o candidato a vice-prefeito.
A reunião teve momentos de cobranças, falas mais acirradas, o que segundo os partidários mostra a democracia que impera dentro do MDB.