News
Estado divulga calendário do IPVA com aumento do desconto e parcelamento em seis vezes

Já está disponível a consulta de dados e calendário para o pagamento do IPVA 2022 no Rio Grande do Sul.  Os pagamentos ainda não podem ser efetivados, mas houve aumento no desconto para quem antecipar a quitação do imposto em cota única.

O desconto chega no momento em que o valor na tabela FIPE dos carros disparou, devido a pandemia e a falta de veículos no mercado.  Com isso os carros estão valendo mais, porém, a mesma tabela Fipe que define isso dá a referência para quanto em IPVA o carro terá.  Não houve aumento do imposto, já que ele tem porcentagem fixa.  O que aumentou foi o valor do veículo onde a porcentagem é calculada.

O desconto por antecipação, em sua versão máxima, foi elevado de 3% para 10%.  Houve também aumento no desconto para quem pagar em cota única de fevereiro e março.  Conforme o Estado, o proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 10% de desconto automático.  Se pagar até o dia 25 de fevereiro, a redução é de 6%.  Quitando até 31 de março, o desconto é de 3%.  Além destes descontos descritos há o acúmulo de até 15% de desconto a quem não tiver multas por três anos, 10% para quem não tiver multa em dois anos e 5% a quem não teve multa por um ano. Soma-se a isso o programa Nota Fiscal Gaúcha, onde acima de 150 notas cadastradas o motorista pode ter 5% de desconto.  Somando tudo, a pessoa física pode obter 28% de desconto no máximo, pagando até 31 de janeiro.

 

Outra novidade é o parcelamento em até seis vezes. A medida, somada aos descontos de antecipação, auxilia o contribuinte a planejar o pagamento do tributo de forma mais alongada, quitando o IPVA até junho, ao invés de até março, como ocorreu em 2021. Ou seja, o prazo máximo de parcelamento está sendo dobrado em 2022.  O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31/01/22. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 10%, 6% e 3% respectivamente. Para fazer o parcelamento, é obrigatório que o pagamento inicie em janeiro.

 

Importante destacar que trata-se apenas do pagamento do IPVA e há outros impostos como o licenciamento e a chamada taxa de expedição do documento, valores ainda não lançados.  Destaca-se também que os documentos não são mais físicos, mas sim digitais no celular.  O motorista pode, porém, fazer a impressão em papel comum, se preferir. Já o calendário de pagamento obrigatório, por final de placa, ficou disposto da seguinte forma: final de placa 01 paga até 25 de abril de 2022.  Final de placa 2 até 25 de abril de 2022.  Final de placa 3 paga até 26 de abril de 2022. Final de placa 4 até 26 de abril. Finais de placa 5 e 6 devem pagar o imposto até 27 de abril.  Finais de placa 7 e 8 pagam até 28 de abril e finais de placa 9 e 0 pagam até 29 de abril./Estes pagamentos devem ser feitos á vista, pois o parcelamento precisa iniciar obrigatoriamente em janeiro.

 



Galeria de Imagens
Destaques