Hoje, dia 14 de abril, é o Dia do Neurocirurgião. A data é uma homenagem ao médico Paulo Niemeyer, que nasceu em 1914. Niemeyer não foi o primeiro neurocirurgião do país, mas se destacou por trazer modernidade para as técnicas utilizadas na especialidade.
O neurocirurgião atua em cirurgias para tratamento de aneurismas cerebrais, hidrocefalia, tumores cerebrais e traumas cranianos, provocados por acidentes de trânsito ou domésticos, por exemplo. Por ser um procedimento em área muito sensível, o especialista precisa sempre estar atualizado e com recursos que atinjam as necessidades de um processo deste tipo.
A Uirapuru conversou sobre este assunto com o Dr. Paulo Sérgio Crussius, neurocirurgião e integrante do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. O médico explicou que a prática de cirurgias no cérebro e medula tem registros milenares, com tecnologia da época, claro. Este tipo de procedimento sempre foi atualizado e importante, tendo grande progresso a partir dos anos 10 e se intensificando nos anos 30.
Males tidos como irreversíveis e pouco conhecidos passaram a ser solucionados pela medicina. O Dr. Paulo Sérgio Crussius explicou que Passo Fundo é um destaque em qualificação da medicina nesta área. A primeira era de avanços significativos na tecnologia chegou com o microscópio, depois Raio X e Tomografia.
Agora o neurocirurgião tem à sua disposição um aparelho chamado neuronavegador. Este aparelho funciona como um tipo de GPS, com eletrodos no cérebro, onde o médico vai localizar exatamente onde está o tumor, evitando áreas desnecessárias e importantes para o corpo. Revelou que o Hospital São Vicente de Paulo terá o seu próprio neuronavegador em até 90 dias. Com este aparelho a possibilidade de danos em uma cirurgia será drasticamente reduzida e o procedimento se torna muito mais metódico e seguro.
Fonte- Rádio Uirapuru
Foto- neurocirurgiaosp.com



