Seis pessoas foram presas na terça-feira, 22, após 235 crianças de um jardim de infância na província de Gansu, na China, serem hospitalizadas com sintomas de intoxicação depois de consumirem alimentos coloridos com tinta industrial à base de chumbo. O caso ocorreu no início deste mês.
Os alimentos, que provocaram dores abdominais, náuseas e escurecimento dos dentes das crianças, eram coloridos para melhorar o seu aspecto e atrair mais matrículas para o jardim-de-infância. Testes indicaram que um dos pigmentos tinha níveis de chumbo até 400 mil vezes acima do permitido por lei.
Segundo o jornal britânico The Guardian, um relatório investigativo divulgado no domingo, 20, pelo comitê provincial do Partido Comunista apontou uma série de falhas em segurança e supervisão, além de tentativas de encobrir o caso, subornar autoridades e adulterar resultados de exames.
Entre os detidos pela polícia ontem estão seis funcionários da creche, incluindo a diretora. As autoridades chinesas também abriram investigações disciplinares contra outras 27 pessoas ligadas à creche, ao hospital municipal e a órgãos do governo.
Segundo o relatório, as crianças passaram por tratamento e, com exceção de uma, todas receberam alta.
Fonte- www.terra.com.br