News
Cotrijal valoriza protagonismo das produtoras de leite

As produtoras de leite da Cotrijal comemoraram a retomada de uma programação específica para elas, a segunda edição do Deleite-se, evento que tem o objetivo de levar informações para facilitar a tomada de decisão e também valorizar o trabalho das mulheres. Foram quatro horas de palestras, que reuniram mais de 270 mulheres das regiões produtoras da cooperativa.

Juliana Bortolasse percorreu 150 quilômetros para participar da programação e elogia o trabalho da cooperativa. Ela, o marido e o filho iniciaram um novo tambo há cerca de dois anos, em Capo-Erê, interior de Erechim, e vêm crescendo na atividade.  “Temos 37 vacas em lactação, confinadas, e a produtividade está em 33 litros/vaca/dia”, contou. “O evento foi maravilhoso, tivemos dicas práticas, importantes para o dia a dia”.

“É a primeira vez que participo de uma programação como essa, me sinto valorizada”, disse Eva Delazeri, de Soledade, que estava no evento com a filha Janaína e a neta Laura. “A mulher é forte, guerreira e determinada e o incentivo da cooperativa nos ajuda a crescer”, afirmou Andreza Klein, de Tio Hugo.


BEM INFORMADAS E MAIS MOTIVADAS

O protagonismo das mulheres foi destacado na palestra conduzida por Pascale Terra Beck, da GTM Consultoria. Ela apresentou dados de pesquisa que comprovam a importância do trabalho das produtoras rurais nas propriedades e contou sua história e fatos de sua vida que a levaram a se motivar. “A rotina da mulher é complexa, muitas vezes desgastante. É importante estar com a mente aberta para novos aprendizados e acreditar em si”, afirmou.

O evento teve também outras três palestras. Cristiane Azevedo, da Qualy&Calf, forneceu às produtoras informações práticas sobre o manejo adequado das terneiras e como elas impactam no futuro em termos de saúde e produtividade. 

A analista de Qualidade da Cotrijal, Thaís Endrigo, falou sobre a importância da qualidade do leite e explicou sobre o trabalho da cooperativa na área. Bianca Ribeiro de Souza, médica veterinária da Cotrijal, destacou a importância de sinergia entre os produtores e a equipe da cooperativa, ressaltando que cada propriedade tem sua realidade e é o trabalho conjunto que tem levado a bons resultados.


TRABALHO CONJUNTO

A maioria das propriedades leiteiras atendidas pela cooperativa é familiar e tem a mulher atuando diretamente na atividade, tanto na parte operacional como na de gestão. Isso, segundo o gerente de Produção Animal, Alan Issa Rahman, justifica a importância do evento. “A mulher tem o diferencial de ser mais detalhista e com olhar amplo sobre tudo o que está ao seu redor, absorvendo com facilidade as informações. Queremos cada vez mais trabalhar de forma próxima com ela, para que o desempenho das propriedades continue melhorando”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

 



Galeria de Imagens
Destaques