News
COREDE BOTUCARAÍ- Audiência para escolha de demandas

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí (Corede Botucaraí) realizou nesta tarde de sexta-feira, 20/10, uma audiência pública em preparação para a Consulta Popular 2023, que acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro.

A coordenação do encontrou foi dos Comudes de Soledade e Tio Hugo, que abrange Itapuca, Mormaço, Victor Graeff, Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro. A reunião teve por objetivo a indicação das proposições que os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comude) de cada um dos 16 municípios integrantes do Corede Botucaraí gostariam de ver nas cédulas. Os outros Comudes realizaram a reunião em sua própria cidade.

O recurso em 2023 para a região de Soledade é de R$ 2.042.857,14. Caso o Corede Botucarai esteja entre os 9 mais votados, receberá mais R$ 500 mil.

Integram o Corede Botucaraí os municípios: Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Tio Hugo e Victor Graeff.

Na reunião, cada município decidiu as suas prioridades e, no dia 14, quando haverá o fechamento da cédula, os 16 municípios deverão entrar em um consenso com as 6 proposições que vão para a cédula. A votação será feita pelos delegados escolhidos em cada reunião.

O que Soledade priorizou para a cédula:

1-   Agricultura - Ampliar a rede de distribuição de água potável rural, através da construção de poços artesianos e ampliação de redes de água.

2-   Assistência Social - Cursos de geração de trabalho e renda |

3-   Turismo - Planejar no turismo de cooperação entre os municípios para a ROTA DOS CRISTAIS.

4-   Justiça e Direitos Humanos - Viabilizar a implantação de uma casa regional à mulher vítima de violência doméstica familiar.

5-   Agricultura - Desenvolver práticas sustentáveis na agricultura: preservação e conservação do solo, água e meio ambiente e rotação de cultura.

6-   Desenvolvimento Rural - Melhorar a Infraestrutura no meio rural com: energia de qualidade (trifásica e fontes renováveis), ordenhadeira, aquecimento de água, telefonia e internet.  

A reunião para definir as cédulas, no entanto, acontecerá apenas no dia 14 de novembro, sendo que três demandas serão eleitas pela população.

Fonte/Foto- Nayam Franco/Tua Rádio Cristal

 



Galeria de Imagens
Destaques