A tradicional Campanha de Doação de Sangue do Rotary Club Soledade Novos Tempos voltará a ser realizada. A confirmação veio através da diretoria do clube que realizou uma reunião com a Secretaria da Saúde de Soledade, Hospital Frei Clemente e Hemopasso de Passo Fundo, e fecharam a parceria para a campanha.
O evento acontecerá no dia 24 de setembro. Conforme o presidente do clube de serviço, Jorge Vivian, é uma satisfação muito grande poder anunciar o retorno desta atividade.
"Fazem quatro anos que o ônibus não vinha mais em Soledade para fazer essa coleta. Descobrimos que o Hemopasso estava indo em Santo Ângelo indo fazer coletas, então pensamos que poderia voltar a ser realizada em Soledade", relatou Vivian.
"Foi feita uma reunião entre os órgãos para acertar o dia 24 de setembro. Há uma normativa do estado que o Hemopasso queria seguir, de realizar num turno apenas, durante um dia de semana, mas nós conseguimos acertar para realizar no sábado, 24, para que a doação pudesse reunir um maior número de pessoas", informou Vivian.
A campanha é reconhecida em toda a comunidade e sempre superou as expectativas fazendo com que todas as metas estabelecidas de coleta fossem batidas. Conforme o rotariano Sérgio Pilatti, a expectativa é de que essa retomada signifique que a campanha possa voltar a ser realizadas quatro edições por ano, como era feito pelo Rotary.
Quais são os requisitos para doação de sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?
- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação: até 12 meses após o parto;
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
- Extração dentária: 72 horas;
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
- Transfusão de sangue: 1 ano;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Qual o intervalo entre doações de sangue?
- Homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano
- Mulheres: 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais.
Fonte- Tua Rádio Cristal



