News
CÂMARA DE VEREADORES DE SOLEDADE- Audiência Pública discutiu o PPA

A Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas, que tem como presidente o vereador Edivaldo da Silva dos Santos (MDB), realizou Audiência Pública para debater o PPA Plano Plurianual do município de Soledade. Os vereadores Diego Vidaletti Silva (Progressistas), Gustavo Sartori Moraes (Progressistas), João Pedro Carvalho da Silva (Republicanos), Douglas Portela Perin (PSDB), Cristiano Gambatto (MDB), também participaram do encontro. Representando o executivo esteve presente a diretora da secretaria da fazenda Valeska Teloecken.

O PPA, ou Plano Plurianual, é um instrumento de planejamento de médio prazo do governo, estabelecido por lei para um período de quatro anos, que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública. Ele atua como um guia para a elaboração dos orçamentos anuais, orientando as ações e investimentos do governo. 

Conforme a apresentação da diretora da secretaria da fazenda municipal, a estrutura define programas, objetivos e ações. Quanto aos programas estratégicos citou: Gestão Pública Eficiente; Avança Soledade; Modernização Administrativa; e Conexão Cidadã. 

Na área de saúde o destaque fica para o Programa Soledade Cuida, que tem por objetivo promover e fortalecer a atenção integral a saúde da população priorizando a prevenção. 

Na educação e Cultura os programas em destaque são: Primeiros Passos; Cuidar para Educar; Educação em Movimento; e Caminhos da Universidade.

No Desenvolvimento Econômico Inovação e Turismo, temos: Soledade Empreendedora, onde entra a implantação e manutenção do distrito industrial, incentivo ao comércio, indústria e agroindústria e banco do empreendedor com concessão de crédito. Já o programa Desenvolve Soledade tem a ação de potencializar os atrativos turísticos, atrair visitantes e fomentar empreendimentos locais.

Na Infraestrutura e Meio Ambiente os programas citados são: Pavimenta Mais Soledade; Interior de Valor e Soledade Limpa.

Tivemos ainda citações de programas a serem desenvolvidos pelas Secretaria de Esportes Lazer e Juventude, Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Sustentabilidade.

Na parte final da audiência, algumas manifestações como a do presidente da casa legislativa vereador Diego Vidaletti Silva que se mostrou preocupado com a possibilidade de em breve os municípios serem responsáveis pelo Ensino médio e os baixos investimentos do Governo Federal na atenção básica e merenda escolar.  O vereador Edivaldo da Silva dos Santos em sua manifestação defendeu o aumento do percentual de repasse de recursos para o legislativo e também para a Secretaria de Esportes, lazer e Juventude. O vereador Gustavo Sartori Moraes solicitou uma atenção especial para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que cresce anualmente. Também lembrou, que a cultura e o esporte, tem muitas ações benéficas para a saúde e portanto, precisam de orçamento melhor.  Por fim, o vereador presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas, Edivaldo da Silva dos Santos, agradeceu a presença da diretora da secretaria da fazenda, vereadores e assistência, informando da sequência da tramitação do PL 59/2025 no legislativo, encerrando assim a audiência pública.

 

 

 

 



Galeria de Imagens
Destaques