Nesta última quarta-feira, 26 de janeiro, um assunto envolvendo salários dos educadores da rede público foi levantado no ar pelo presidente da República. Segundo Jair Bolsonaro (PL), deverá haver um aumento no piso dos professores em 2022.
A afirmação foi clara e feita pelo presidente da República, garantindo que o Ministério da Educação formalizará, sim, o aumento anual no piso dos professores do ensino público no país em 2022, através da Lei do Piso do Magistério.
Há poucos dias, circulavam informações de que o Governo Federal tentava barrar o reajuste anual dos professores da educação básica, devido ao impacto que ocorrerá nas contas de prefeituras e governos estaduais, o que foi negado pelo presidente.
Com o aumento previsto, a expectativa é de que cerca de dois milhões de docentes da educação básica pública tenham um aumento que não ocorre desde 2020.
Vai haver aumento do piso dos professores; Bolsonaro garante que sim
Segundo o líder do Executivo nacional, governadores não estariam dispostos a arcarem com o reajuste determinado pela lei. No entanto, garante que haverá, sim, aumento no piso dos professores.
“Eu vou seguir a lei. Governadores não querem o (reajuste de) 33%. Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso (33%), ok?”, afirmou Jair Bolsonaro, na quarta-feira (26).
A declaração foi dada após o presidente ter sido questionado sobre o assunto por uma apoiadora no cercadinho do Palácio da Alvorada, onde frequentemente há contato do governante com apoiadores e imprensa.



