A Câmara de Vereadores de Soledade, com a presidência de Edivaldo da Silva dos Santos (MDB), realizou mais uma Audiência Pública para tratar do trânsito no município. A proposta foi do vereador Renato Berté Filho (PSDB), aprovada pelos demais edis. Embora não tivéssemos uma grande participação, os assuntos abordados foram importantes para a construção de um trânsito melhor para motoristas e transeuntes.
Além do presidente e do proponente o encontro teve a participação dos vereadores Miguel Adones de Campos (MDB), Récio Eduardo Capellari (PP), Adão Dorli dos Santos (PP), Juarez da Rosa Moraes (MDB), Eli de Macedo Arruda (PSB), e Douglas Portela Perin (PSDB).
Do executivo estiveram presentes o vice-prefeito Sérgio Portela da Silva e seu chefe de gabinete Luiz Henrique Boher, diretor do departamento de trânsito Edson Portela e servidores, secretário da administração Alírio Malmann, secretária da educação Ádria Brum Azambuja e assessora.
Também tivemos a presença do comandante da Brigada Militar Tenente Gilberto Vaz Pinto, Brigada Mirim Sargento Sidinei Barbosa, sociedade civil Vera Pagnussat e representantes da Polícia Civil e de oito veículos de comunicação do município, além de assessores do legislativo soledadense.
A coordenação da audiência foi do presidente da casa e do vereador proponente, sendo que inicialmente tivemos a palavra colocada à disposição da comunidade que se manifestou sobre necessidades do trânsito soledadense.
Pontos pautadas pelos participantes:
-Necessidade de transporte coletivo adequado;
-Ciclo faixas;
-Respeito as faixas de segurança;
-Estacionamento rotativo pago;
-Notificação de infratores;
-Educação nas escolas;
-Policiais no trânsito;
-Conter trânsito pesado na Pinheiro Machado;
-Resolver trânsito no Largo da Matriz;
-Sincronia dos semáforos;
-Ponto coletivo para paradas de ônibus;
-Lombadas em frentes as escolas;
-Maior fiscalização;
-Rever localização das faixas de segurança;
-Passeio público livre;
-Perigo da esquiva da Rua Rio Branco com a Avenida Marechal Floriano Peixoto;
MANIFESTAÇÃO DAS AUTORIDADES
Após coube as autoridades fazerem o uso da palavra e apresentarem os esclarecimentos sobre a situação atual e as perspectivas do trânsito. Segundo estas as alterações que ocorrem estão embasadas nos estudos realizados por empresa contratada para que o trânsito flua melhor. Quanto a construção de elevadas a municipalidade encontra dificuldade para ter empresa interessada em se credenciar para a construção destas; a criação de guarda de trânsito e guarda municipal esbarra em recursos para a estruturação das mesmas; a Brigada Militar está a disposição com recursos humanos para auxiliar com aulas de educação do trânsito; quanto ao trânsito no Largo da Matriz existe projeto junto a secretaria de turismo do RS e se este não for concretizado até agosto o município irá buscar outra saída para pôr em prática, mas está certo que haverá para os veículos acesso a rua Dr. Flores; necessidade de recursos financeiros através de emendas parlamentares para que possam ocorrer investimentos; Escolas municipais trabalham com educação para o trânsito, inclusive existindo na secretaria de educação um projeto nesta área.
Agora todos os assuntos elencados serão analisados pelo departamento de trânsito, que poderá levar a discussão no Conselho Municipal de Trânsito. Tanto o proponente vereador Renato Berté Filho (PSDB), como o presidente da casa legislativa Edivaldo da Silva dos Santos (MDB), agradeceram aqueles que compareceram na audiência buscando auxiliar com apontamentos em nosso trânsito.