News
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SEGURANÇA- CDL E CÂMARA DE VEREADORES

O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Soledade foi palco na noite de terça-feira, 28 de fevereiro, para Audiência Pública Sobre Segurança. O evento teve parceria do Legislativo e Câmara de Dirigentes Lojistas. A motivação para tal foi dado ao número de furtos, que recentemente levou a CDL a reunir autoridades clamando por ações efetivas visando dar maior segurança para empresários e a comunidade em geral. A condução do evento foi do presidente do legislativo Edivaldo da Silva dos Santos (MDB).

A primeira a se manifestar foi a prefeita MARILDA BORGES CORBELINI, relatando ter participado em novembro passado de encontro com secretário estadual da segurança quando pleiteou mais efetivo para Soledade e região. Sendo que ainda esta semana voltou a pleitear junto a pasta. Destacou ainda a importância do cercamento eletrônico do município visando inibir os furtos.

VANDERLEI MALMANN, presidente da CDL, lembrou do encontro realizado na sede da entidade, que como resultado teve alguns elementos sendo tirado de circulação o que reduziu os casos de furtos. Solicitou ainda que as vítimas de ação dos miliantes não deixem de fazer o registro da ocorrência junto aos órgãos policiais. Por fim disse ser necessário o aumento do efetivo policial no município.

PAULO CATTANEO, representando a Amasbi, lembrou que a falta de efetivo não é de hoje, e que foi realizado concurso e nomeações, mas o déficit é muito grande. Falou de audiência com secretário estadual no ano passado, e agora a gestão que deve ser feita aos novos integrantes da segurança RS. Por fim acrescentou que a falta de efetivo não é um problema somente de Soledade.

O TENENTE GILBERTO, responsável pelos 1º e 2º Pelotão da 38ª Companhia da Brigada Militar, parabenizou a iniciativa de reunir lideranças para debater a segurança, acrescentando que precisam ser realizados com maior frequência visando a prevenção. A falta de efetivo atual é a mais grave, pois nunca se teve nesta situação. Hoje as ações precisam ser integradas com municípios da região e uma solução se faz necessária pois hoje  a BM possui apenas 21 policiais. Destacou ainda as prisões ocorridas com a grande maioria permanecendo encarcerado, e o valor dos policiais que estão a serviço da comunidade soledadense.

DR. MARCELO GASPARETO, Delegado de Polícia, relatou o trabalho realizado com sucesso em alguns casos que demandaram muito trabalho,  e que durante a onda de furtos ocorridos na cidade 4 principais autores e uma receptadora foram tirados de circulação, caindo assim os números de furto. Disse ainda da importância das câmeras de segurança para a identificação dos autores dos furtos. Lembrou que é preciso trabalha na prevenção e buscar mais recursos humanos para toda a área de segurança.

VEREADOR ELI DE MACEDO ARRUDA (PSB), lembrou já ter sido profissional da segurança e que essa é uma das profissões mais honrosas que existe. Destacou os riscos constantes dos policiais e que a busca por mais efetivo deve ser constante.

VEREADOR DOUGLAS PORTELA PERIN (PSDB), lembrou da importância da segurança no interior e a necessidade de busca de recursos para o videomonitoramento também na área rural. Lembrou do pleito que fez junto a deputada estadual Delegada Nadine de instalação em Soledade  da Draco para o combate ao crime organizado, e que segue lutando para que isso ocorra, que contribuirá para a redução de todos os crimes.

MARCELO CALEGARI (MDB), disse que hoje não se tem segurança em lugar nenhum. É preciso que nosso efetivo policial seja aumentado com urgência. Precisamos fazer este pleito junto as autoridades competentes.

SÉRGIO PORTELA DA SILVA, vice-prefeito, destacou que o sistema de segurança envolve muitos entes além da Brigada Militar e  Polícia Civil: Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Susepe, e Instituto Geral de Perícia. O plano de gestão da administração municipal é que Soledade tenha uma secretaria de segurança, enquanto isso não acontece hoje se apoia os órgãos de segurança através de convênios. Outro objetivo é que a região tenha um presídio regional, terminando com o argumento da falta de espaço para prisões nos estabelecimentos existentes. Disse ainda dos investimentos que estão sendo feitos no videomonitoramento  e a importância de os proprietários de bens fazerem o monitoramento destes.

JONAS MORAES, empresário, tem grande preocupação também como pai pela frequência de ocorrências em residências. Precisamos fazer a parte preventiva, mais efetivo, palestras em nossas escolas, cuidar de nossas crianças com mensagens positivas, de amor, para que as drogas fiquem longe de nossos jovens.  Hoje tinha que ter mais alguém aqui, porque muitas vezes após um furto em nossas lojas a autoridade policial age e prende e meia hora depois o indivíduo está solto. Estamos orando pelas autoridades.

Por fim o vereador EDIVALDO DA SILVA DOS SANTOS (MDB), presidente da Câmara de Vereadores, pediu desculpa aos presentes, pois queria dividir a mesa de autoridades com o Poder Judiciário mas este não compareceu e a audiência ficou vaga. Disse que é preciso bater na porta dos  deputados que aqui estiveram no ano passado pedindo votos e prometendo mundos e fundos, e cobrar destes para que sejamos contemplados com mais efetivo para nossa segurança. Temos que nos impor, independente de sigla partidária. É uma obrigação nossa como legislativo e executivo conseguir aumento de efetivo. Nós não atendemos só soledade, concluiu o presidente.

Agora as autoridades competentes de Soledade, farão uma cruzada junto aos órgãos governamentais para que sejamos atendidos com a destinação de mais profissionais para a área de segurança.

Redação- Jornalista/Radialista Jacques Moraes

 

 

 



Galeria de Imagens
Destaques