News
AMASBI- Prefeitos presentes na reunião do Comaja

O presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí Rodrigo Jacoby Trindade (PP), acompanhado de vários administradores e respectivos departamentos jurídicos, participaram da reunião do COMAJA Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí, realizada no Museu das Pedras em Soledade. O assunto em pauta foi a futura responsável pela prestação do serviço de água e esgoto junto aos municípios depois da aquisição do Grupo Aegea da Corsan/RS. São 27 municípios integrantes do Comaja que fecharam acordo para os devidos encaminhamentos a fim de ter o mais breve possível a licitação deste serviço. Destes municípios existem hoje 11 que realizam o trabalho de abastecimento por conta, e estes terão muitos benefícios, segundo os técnicos aderindo a esse processo. Também foi acordado no encontro que será feito uma proposta para o Grupo Aegea levando neste os interesses de todos os municípios.

Os profissionais da Infraway engenharia, Comaja e CDP (Tiago, Carol, Camila, Everton e Gladimir), apresentaram dados completos de

Estudos de Viabilidade e modelagem para subsidiar eventual serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios componentes do Comaja. Esta equipe também respondeu todas as dúvidas apresentadas pelos participantes. O presidente do Comaja, prefeito de Ibirubá Abel Grave acompanhou o debate atentamente, mostrando sempre sua preocupação em informar e esgotar com os administradores públicos e as assessorias jurídicas todas as dúvidas e possibilidades.

Hoje a população destes 27 municípios é de 196.455 pessoas. Já os valores estimados das outorgas por município podem totalizar valores superiores a 200 milhões num cenário base, já num cenário otimista esses valores saltam para 236, 4 milhões e no cenário pessimista 167,3 milhões

O Grupo Aegea foi quem venceu o leilão da Corsan com proposta de R$ 4,151 bilhões. Essa foi a primeira privatização de uma companhia estadual de saneamento no Brasil e teve como objetivo assegurar o cumprimento do novo marco legal do saneamento. A legislação federal determina que, até 2033, 99% da população deve ter acesso à água potável e 90%, à coleta e tratamento de esgoto.

Ao finalizar o encontro, ficou acordado que será montado pela direção e colaboradores do Comaja os próximos passos e repassado aos prefeitos.

 

 

 

 



Galeria de Imagens
Destaques