O Aeroporto Lauro Kortz poderá reabrir até o final desta semana, mesmo com os equipamentos PAPI, usados para orientar aeronaves, operando parcialmente. Os equipamentos são hoje o maior entrave para a liberação das operações no local. Os PAPI’s são luzes de orientação da pista, que mudam de intensidade e são obrigatórios para que jatos pousem no aeroporto.
Com a reforma do espaço estes equipamentos foram comprados novos, da Itália, mas desde a instalação nunca funcionaram corretamente. A empresa enviou técnicos e peças novas para o reparo, o que trouxe melhorias, mas não a operação total das luzes. O sistema tem três estágios de luzes, sendo que apenas dois estão operando após as recentes tentativas de reparo.
A Uirapuru noticiou, ainda no feriado de Carnaval (1) que, mesmo sem o PAPI a pista pode ser liberada, porém com restrição para o tipo de aeronave. Esta restrição se aplica aos jatos, deixando caminho livre para aeronaves que usam motores convencionais. O pedido de liberação para a ANAC, sem os PAPIS, deve ocorrer nesta semana , mesmo com os aparelhos PAPI funcionando parcialmente.
Para que aviões pousem e decolem no aeroporto será preciso que a ANAC autorize e diga qual o tipo de aeronave ,sem os aparelhos e na atual condição do aeroporto, poderá operar . Também é preciso ser publicado oficialmente um documento chamado NOTAM, que avisa aos pilotos em geral sobre liberações ou restrições. Até ás 18hs de ontem (2) nenhum documento ou manifestação da ANAC foi emitido, bem como não houve emissão de NOTAM sobre operações do local. A Uirapuru também apurou extraoficialmente que, até ontem (2) os equipamentos PAPI seguiam operando parcialmente, mesmo com esforços das equipes, que todos os dias avançaram também noite a dentro nos reparos.
No entanto, a expectativa é de que documentos de liberação oficial sejam emitidos no máximo até o sábado próximo. Isso porque a intenção de todos é liberar o aeroporto para a Expodireto, que ocorre de 7 a 11 de março em Não-Me-Toque.
Fonte- Rádio Uirapuru